Você deveria dar exclusividade para uma imobiliária vender o seu imóvel, ou não?

Sim, deveria, mas com algumas condições… E elas são muito simples. Deixa eu explicar para você. Há alguns anos, quando as vendas de imóveis estavam muito aquecidas, a questão de autorizar ou não a oferta do imóvel para uma determinada imobiliária com exclusividade era muito pouco discutida. Era quase que uma prática do mercado a autorizar. Mas, com a mudança do ambiente econômico para pior, os negócios de uma forma geral – e claro, também no segmento imobiliário -, se tornaram muito mais competitivos e difíceis. Logo, pareceu óbvio que se o vendedor permitisse que um grande número de imobiliárias promovesse o seu imóvel ele teria vantagem, uma vez que mais corretores estariam empenhados em vendê-lo… Mas, acontece que não é bem assim que funciona.
De uma forma geral não existe por parte das imobiliárias uma ação ativa para vender um determinado imóvel. A maioria delas quer o seu imóvel no estoque para gerar mais leads, isso é, atrair contato de interessados, de forma passiva. Ocorre que todas as imobiliárias publicam nos mesmos canais, geralmente nos portais imobiliários de maior visibilidade como o Viva Real, Imóvel Web ou o Zap. E o que o comprador potencial faz então? Liga para todos os corretores que estão anunciando aquele determinado imóvel na esperança de encontrar o melhor negócio. E esse é o primeiro problema. Por quê? Ora porque os corretores sabendo que não são os únicos a serem contatados, e na ânsia de levar o interessado no imóvel, começam a fazer promessas criando na mente do comprador situações vantajosas que as vezes não poderão ser concretizadas. E, em muitos casos, que dificultarão a futura negociação do imóvel.
Outras questões ruins da não exclusividade, bastante práticas, são as várias sessões de fotos no imóvel do vendedor, as inúmeras visitas improdutivas das diversas fontes, as visitas dos mesmos compradores potenciais com corretores diferentes na expectativa de fazer o melhor negócio e, pior de todas na minha opinião, o tratamento do vendedor com diversos interlocutores.
Uma boa imobiliária trabalhando com exclusividade vai fazer uma boa sessão de fotos, anunciar nos melhores portais, explorar o potencial das redes sociais, vai estar abertas a parcerias, acompanhar todas as visitas de maneira muito efetiva porque ele conhece muito bem o imóvel e também os proprietários. E, principalmente, vai conduzir a negociação de forma tranquila, não criando expectativas falsas para o comprador e representar os interesses do seu cliente, o vendedor.
Vai por mim!
Kruk
Olá, isso é um comentário.
Para começar a moderar, editar e excluir comentários, visite a tela de Comentários no painel.
Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.